domingo, 1 de novembro de 2009

Oi pessoas amigas!!!!!!!!!!!!!!

Gente... gostaria de me desculpar pela minha ausência e por não estar atualizando meu blog com frequência...
Tenho andado muito sem tempo... cheia de coisas para fazer... muito trabalho e muito estudo...
Estou tentando voltar a ativa aos poucos e começar a visitar vcs novamente...
Estou com saudades de dar uma espiada nos blogs...rsrsrsrs...
Achei esse texto no site Guia do bebê e achei super interessante, em breve vcs saberão pq...
SURPRESAS...rsrsrs...
Estou com um projeto muito legal e em breve estarei postando as fotos aqui...
Convivendo com os animais desde cedo!!!
Seu filho pede insistentemente um animalzinho de estimação e vc tem dúvidas se atende ao pedido.Quer uma dica?Saiba que um animal de estimaçãos ajudará no desenvolvimento emocional e social da criança.
Com um animalzinho, o pequeno da família não mais terá poder total como tinha com seus brinquedos, pois para cada atitude da criança o animal terá uma reação, atuando diretamente no processo de socialização da criança.
Um animal necessita de cuidados e a criança precisa ter responsabilidade sobre eles. Isso vai depender da idade da criança e deverá ser orientada e estimulada por um adulto.
Crianças muito pequenas podem não saber distinguir o seu bichinho de pelúcia do animalzinho de estimação e podem machucá-lo ao apertar demais, jogar para o alto ou até bater para recriminar algo que o animalzinho tenha feito. Essa relação pode causar danos físicos ao animal e à criança( o gato pode arranhar ou o cachorro morder ao reagir a uma "agressão").
Nessa situação o adulto deve estar sempre muito atento, procurando conversar muito com a criança sobre como cuidar do animalzinho, do que ele gosta e o que pode machucá-lo.
A criança pode ficar encarregada, com a ajuda do adulto, de limpar o ambiente do seu animalzinho, dar comida e fazer carinho.
A partir dos cinco anos a criança já pode levar o seu bichinho para passear, dar banho e até aprender alguns comandos de adestramento. Existem cursos de adestramento para o público infantil.
APRENDENDO COM OS ANIMAIS:
A responsabilidade que a criança terá ao cuidar do seu bichinho desenvolve a autonomia, afetividade e os mais diversos sentimentos como alegria, frustração e respeito.
Atenção para que os cuidades de relacionamento como animal de estimação não se tornem uma obrigação para a criança. Ela deve estar consciente de que o animal precisa de respeito e carinho, assim como qualquer outro relacionamento.
O convívio como animal de estimação influenciará nas relações futuras com os amiguinhos. A criança que convive com animais é mais afetuosa, sociável, justa e não é individualista.
Além do contato com os sentimentos que precisará para idar com outras pessoas, o animal pode trazer a experiência com a perda. A criança aprenderá sobre o ciclo da vida, desde o nascimento até a morte e o quanto isso é natural.
MAMÃE, AGORA O RECADO É PARA VOCÊ:
Você que fica preocupada quanto ao risco de alergias, estudos mostram que crianças que convivem com animais de estimação nos primeiros anos de vida estão menos propensas a desenvolver alergias, pois o seu sistema imunológico já está "acostumado" com os agentes alergênicos encontrados nos animais.
Já o sistema imunológico de crianças que cresceram sem nenhum contato com animais não reconhece os agentes alergênicos provocando reações. Não esqueça de levar o animalzinho sempre ao veterinário para que receba os cuidados necessários evitando doenças e evitar doenças, sempre acompanhado do seu filho(a) para que ele também escute as orientações do doutor criando assim mais responsabilidade.
CUIDADOS COM OS BICHINHOS:
Antes de escolher um bichinho de estimação, consulte um veterinário para que este auxilie na escolha de acordo com suas possibilidades, como ambiente onde o animal vai viver, espaço que necessitará, necessidade de passeios, etc. Aém disso, ele lhe orientará quanto às questões de saúde e prevenções de doenças, especialmente quanto às zoonoses( doenças que são transmitidas dos animais para as pessoas). No caso de crianças convivendo com os animais isso é muito importante, pois elas estão sempre levando a mão à boca e o risco de contrair algum tipo de zoonose é maior.
Espero que tenham gostado...
Tenham todos uma ótima semana!!!
Beijinhos no coração...
 
©2009 Elke di Barros Modificado por Tatyana Martins Silvana Bettio