A importância do brincar na Educação Infantil...
O que uma criança faz em uma escola de educação infantil?Brinca, faz amigos e passa horas felizes convivendo com crianças e adultos que não são seus familiares. Mas não é só isso que acontece.Até os 6 anos, a criança vive uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor por isso as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam devem ser muito ricas e qualificadas.Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com pessoas realmente preparadas para acompanhar a criança nesse processo de descobertas e de crescimento com uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.Toda escola de Educação Infantil precisa ter certeza do que quer desenvolver na criança. Para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender,de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático, deve-se propor atividades que desenvolvam um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a cada faixa etária.O brincar se constitui na interação de vários fatores que são transformados pela ação dos indivíduos e por suas produções. Os jogos e as brincadeiras são, assim transformados continuamente.A criança brinca para conhecer-se a si própria e aos outros em suas relações, para aprender as normas sociais de comportamento, para desenvolver a linguagem e a narrativa, para trabalhar com o imaginário e para conhecer os eventos e fenômenos que ocorrem a sua volta.A realização de jogos e brincadeiras na primeira infância envolve naturalmente o movimento, pois através dele a criança se coloca no meio, interagindo com os objetos, com as pessoas, explorando seu próprio corpo e o espaço físico. Uma das funções da brincadeira é permitir à criança o exercício do movimento. O movimento tem uma importância muito grande na infância, pois ele serve para a criança se relacionar com o outro,explorar o espaço e situar-se nele, bem como os objetos e o próprio corpo.No processo de desenvolvimento, a criança começa usando as mesmas formas de comportamento que outras pessoas usaram em relação a ela. Isto acontece porque, desde os primeiros dias de vida, as atividades da criança adquirem um significado próprio de comportamento. A brincadeira fornece mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real. Nela aparecem o faz-de-conta, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real.Brincar é fonte de lazer, mas é, também fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.Incluir o jogo e a brincadeira na Escola tem como objetivo servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes intimamente interligados.A brincadeira fornece mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real. Nela aparecem o faz-de-conta, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real.Brincar é fonte de lazer, mas é, também fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.Incluir o jogo e a brincadeira na Escola tem como objetivo servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes intimamente interligados.
Lizzy
Mesa Educadora -
Sapucaia do Sul -Novembro/2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário