sexta-feira, 29 de maio de 2009

Lembrancinha!!!


Lembrança de Aniversário da querida Selma do blog
PARABÉNS SELMA!!!
Obrigado pela lembrança...
Tudo de bom pra ti... tu merece!!!
Beijinhos Mil no Teu Coração!!!

domingo, 24 de maio de 2009

Blogagem Coletiva!!!

No Brasil!!!
Num país onde cerca de 40 mil crianças e adolescentes desaparecem por ano, segundo estimativa do Ministério da Justiça, não há nenhuma rede ou cadastro nacional para agregar informações dos desaparecidos. Só em São Paulo, são registradas a metade das ocorrências, cerca de 20 mil.
Além da inexistência de um cadastro nacional, não há comunicação entre as polícias militares, civis e federal, reclamam representantes de ONGs. Segundo eles, as investigações não são conduzidas com “seriedade”, o que acaba contribuindo para que muitos casos não sejam solucionados.
“Não há comunicação nem entre a polícia do mesmo Estado”, diz Mariza Tardelli, coordenadora do Redesap (Rede de identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos), órgão ligado à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
A Redesap tenta unificar os dados nacionais em seu site (www.desaparecidos.mj.gov.br), mas, para isso, depende do cadastro de ocorrências, que é feito pelas polícias estaduais.
Uma consulta mostra que o site está totalmente desatualizado. Até o dia 31 de outubro, havia o registro de apenas 1.177 desaparecidos em 2007. Só no Estado de São Paulo, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública, foram registradas 17.557 ocorrências de desaparecimentos de crianças e adolescentes com até 18 anos de janeiro até o dia 22 de outubro deste ano.

MOVIMENTO PELA CRIAÇÃO DO ALERTA AMBER NO BRASIL

É preciso criar um plano no Brasil para que polícias, rodoviárias, pedágios, aeroportos e meios de comunicação recebam imediatamente informações sobre crianças desaparecidas. Divulgar na mídia local e nacional e criar uma polícia mais organizada, especialmente para estes casos. A partir daí, estaremos falando com seriedade sobre investigação e salvamento de crianças.
Nosso objetivo é que seja criada uma lei nacional que obrigue as emissoras de rádio e televisão abertas veicularem, durante a programação, informações passadas pela polícia civil e militar, a respeito de crianças seqüestradas. A finalidade é a rápida disseminação da notícia e a localização da criança que se encontra em perigo iminente, para evitar graves conseqüências.
A polícia deverá transmitir as informações sobre a denúncia de seqüestro, após certificar-se da veracidade, às emissoras locais e nacionais, para que seja divulgado imediatamente. Deverão ser informados detalhes como foto da criança, retrato falado do seqüestrador, provável local do seqüestro e veículo utilizado. Contas de água, luz e telefone também trariam mensalmente informações sobre crianças desaparecidas.
A divulgação do alerta auxiliará a evitar graves e irreversíveis conseqüências ao bem estar físico e mental da criança, em razão da demora na localização.
A colaboração da comunidade na localização dos seqüestradores e da vítima assume caráter de importante instrumento de combate ao crime. Ao inserir na programação alertas periódicos a respeito do seqüestro, tão logo ocorra o crime, as emissoras de rádio e televisão estarão prestando à comunidade um serviço de utilidade pública de maior relevância e que por certo engrandecerá a imagem institucional.
Conheça o Plano de Alerta Amber
O Plano de Alerta AMBER, oficialmente America’s Missing: Broadcast Emergency Response ( Desaparecidos da América: Resposta de Divulgação de Emergência), usa os sistemas existentes do Sistema de Divulgação de Emergência.
Depois que agências policiais locais são notificadas que uma criança foi raptada, há critérios específicos que põe em andamento o plano.
O Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas estabelece os seguintes critérios:

1. Oficiais policiais confirmam o rapto.
2. A polícia determina que a criança está em perigo de ferimento ou morte,
3. Evidência é juntada (por exemplo, uma descrição detalhada da criança, do raptor, ou veículo envolvido no ato) para ajudar na rápida recuperação da criança.
Os critérios específicos que ativam o Plano são diferentes entre as comunidades, estados e países que implementam o Plano.
Alguns estados americanos, como Nova Iorque por exemplo, ativam o plano somente quando a criança desaparecida tem 17 anos de idade ou menos.
O AMBER Alert Net (www.amberalertnet.com) é um dos vários planos que têm como objetivo aumentar o alcance do Plano de Alerta AMBER para que ele atinja usuários de computador em casa e no trabalho.
Com a instalação de um programa de computador grátis, usuários da Internet recebem boletins automáticos quando o plano é ativado, e o usuário pode imprimir ou remeter as mensagens a outros usuários.
Hoje, há 74 estados, países e cidades usando o Plano.
Quarenta e quatro crianças foram recuperadas sãs e salvas e retornadas às suas famílias graças a ele. Em janeiro de 2003, o National AMBER Alert Network Act -o Ato da Rede Nacional do Plano de Alerta AMBER (HR 412) foi aprovado pelos legisladores dos Estados Unidos.
O ato estabelece um coordenador do Alerta AMBER dentro do Departamento de Justiça americano, e dá fundos governamentais para o treinamento e equipamento dos usuários do plano, assim como ajuda na coordenação dos planos AMBER nos níveis locais e estatais.
Nos Estados Unidos e em muitos outros países, o Plano de Alerta AMBER está salvando a vida de crianças.
A Senadora Dianne Feinstein (Democrata da Califórnia), relata que o Plano AMBER de seu estado ajudou a recuperar 20 vítimas durante seus primeiros seis meses de implementação. No mundo todo, o legado da menina Amber Hagerman está ajudando a recuperar crianças raptadas, retornar jovens fugidos a suas famílias, e a localizar pacientes com a doença de Alzheimer (dementes) que estejam perdidos. Para muitas crianças, o Plano significa a diferença entre a vida e a morte.
O AMBER veio muito tarde para a menina Amber, mas felizmente não veio tarde demais para as crianças raptadas hoje e no futuro.
Texto retirado do site "Diga Não À Erotização Infantil"
Visite e participe desse movimento em defesa das nossas crianças!!!
Sua participação é importantíssima!!!

quarta-feira, 20 de maio de 2009


12 passos para a felicidade do seu filho
Cristiane Rogerio


Existe receita cientificamente provada para alcançar a felicidade. É isso que Sonja Lyubomirsky, psicóloga da Universidade da Califórnia (EUA), garante após analisar inúmeras pesquisas. A íntegra está em seu livro: A Ciência da Felicidade – Como Atingir a Felicidade Real e Duradoura” (Ed. Campus/Elsevier). Aqui, os ‘segredinhos’ que podem te ajudar:


1 Ensine-o a agradecer:

Seu filho deve ser grato pelo que tem (sejam pessoas ou objetos) e mostrar reconhecimento pelos outros.


2 Cultive o otimismo:

Faça-o olhar sempre o lado bom das situações. Se quiser, escrevam um diário juntos, contando as coisas boas do dia.


3 Evite comparações:

Quando vir a criança se comparando com o colega, distraia-a com outras atividades. Se ela ficar frustrada, repita que cada um é bom em algo diferente e ressalte as qualidades dela.


4 Aposte em gentilezas:

Pode ser para o amigo, o avô, o primo ou até um desconhecido. No começo, você vai precisar “forçar” o seu filho a ser agradável. Depois, acontecerá naturalmente.


5 Conserve relacionamentos:

Incentive-o fazer muitos amigos e ajude-o a cultivá-los.


6 Descubra coisas que ele gosta de fazer:

Deixe-o se concentrar em algo que lhe dá prazer a ponto de se esquecer do mundo.


7 Reviva os momentos bons da vida:

Ele curtiu a excursão da escola? Peça-o para desenhar algumas situações, reveja fotos, escreva etc.


8 Trace objetivos:

Pergunte duas ou três coisas que seu filho gostaria de ter e o ajude a definir metas para chegar ao objetivo, mesmo que seja só uma bola nova ou uma nota maior na prova de português.


9 Desenvolva estratégias para superar crises:

Se a criança passar por algum estresse ou trauma, ajude-a a se concentrar em vencer a situação, e não ficar ainda mais deprimida com ela.


10 Pratique o perdão :

O colega mordeu seu filho? Resista ao ímpeto de mandá-lo morder de volta. Ensine-o que ele deve encarar o menino e dizer que não gostou do que aconteceu, mas que está desculpado.


11 Pratique a espiritualidade:

De acordo com suas crenças espirituais, ainda que elas não envolvam nenhum tipo de deus, desenvolva com a criança situações em que ocorra a discussão sobre as dimensões da vida, e parem para apreciar as maravilhas ao seu redor.


12 Mostre a importância do corpo:

Mesmo se a criança não gostar da educação física, precisa entender que o esporte faz bem para a saúde. Um corpo são vai ser ferramenta de muitos sorrisos.


Texto retirado da revista "Crescer"

domingo, 17 de maio de 2009

Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes...


O abuso sexual é uma das formas de violência doméstica contra crianças e adolescentes.
De difícil diagnóstico, muitas vezes não deixa marcas físicas, mas marca a criança para toda a vida.
Por abuso sexual entende-se toda situação em que um adulto se utiliza de uma criança ou adolescente para seu prazer sexual, podendo haver ou não contato físico.
O abuso sexual intrafamiliar é a forma como se apresenta mais frequentemente.
Ocorre em todos os países e em todas as classes sociais.
Em sua maioria, é praticado por alguém que a criança conhece, confia e ama.
Assim, o maior índice de abusadores é representado pelo pai, o padrasto, tio, avô, ou alguém íntimo da família.
As crianças que mais sofrem abuso sexual são as do sexo feminino, mas os meninos também são frequentemente abusados.
O abuso pode ocorrer durante anos, só cessando quando, as vezes já adulta, a vítima tem condições de se livrar daquela relação patológica, uma vez que o abusador age "sem violência", seduzindo e ameaçando a criança de forma velada.
A mãe frequentemente sabe - ou pressente - o que ocorre, mas não faz nada para proteger seus filhos por medo ou, por não acreditar que aquilo possa ocorrer.
A criança frequentemente tenta falar com a mãe mas não encontra nela atitude de acolhida.
Por isso, essa mãe torna-se cúmplice do abuse, já que negligenciando a proteção da criança, torna-se uma "abusadora passiva".
É comum, equivocadamente a família buscar tratamento psicológico para a criança, uma vez que, em razão do que ocorre, apresenta distúrbios de comportamento, como manifestações de erotização precoce, introversão, depressão, ansiedade, mau aproveitamento escolar.
A criança vítima sofre profundamente com medo, culpa e remorso, porque quem pratica o abuso é uma pessoa que ela ama.
Nào pode entender o que está acontecendo.
Quanto ao abusador, este é um pedófilo.
A pedofilia é uma psicopatologia, um desvio da sexualidade, de caráter compulsivo e obsessivo, em que adultos têm atração sexual por crianças e adolescentes.
Dificilmente o abuso sexual é descoberto por pessoas alheias à família.
É um ato protegido por um verdadeiro muro de silêncio, que "resguarda" a família, mas que impede a proteção da criança.
Descoberta a situação, é importante lembrar que o pedófilo é um doente que deve ser tratado, além de afastado da sociedade.
Para combater o abuso sexual intrafamiliar é necessário, antes de tudo, aceitar que ele é frequente e pode ocorrer em todas as famílias; é necessário que a criança aprenda a conhecer seu próprio corpo desde pequena e, mais que tudo, é preciso que as mães acreditem em seus filhos e filhas, mesmo que lhes pareça absurdo o que estão contando.

Lauro Monteiro Filho
Médico Pediatra

Texto retirado do site "Observatório da Infância"

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Os bebês e a música!!!


Estudo americano mostra que a capacidade de a criança diferenciar músicas tristes das alegres já existe aos 5 meses de idade...

A partir do quinto mês de gestação a audição do bebê já está desenvolvida.
Quando ele cresce, logo é possível notar as diversas reações que ele tem ao ouvir diferentes sons. E foi pela forte relação que as crianças têm com este sentido que pesquisadores da Brigham Young University, nos Estados Unidos, conduziram um estudo que comprova que se pode diferenciar uma canção triste de uma alegre a partir dos 5 meses de vida.
Para chegar a este resultado, estudiosos reuniram 96 bebês de 5 e 9 meses e os submeteram à audição dos tipos de música.
Quando a música triste era liberada aos menores, a expressão facial das crianças era emocionalmente neutra.
Ao ouvir a canção animada os bebês de 5 meses demonstravam interesse, fitando os olhos por alguns segundos.
Com os participantes de 9 meses, a reação foi exatamente inversa.
Os resultados mostram a percepção evoluída de uma criança ainda pequena.
“Eles não entendem o que é alegre e triste, mas certamente sabem que são coisas diferentes”, explica o psicólogo infantil Marcio Ferreira Jr.
O especialista diz que o estudo mostra uma capacidade cognitiva surpreendente nos bebês.

Benefícios dos sons

Sons e ritmos podem ser utilizados para estimular diversas atitudes em crianças.
Na cidade eslovaca de Kosice-Saca os recém-nascidos ouvem peças de Mozart e Vivaldi para dormirem melhor.
De acordo com as enfermeiras do hospital que adotou esta técnica, o resultado é positivo - a música ajuda a acalmar os bebês.
Quando quem canta é a mãe, está provado que uma simples canção de ninar, além de relaxar, ajuda a estreitar os laços afetivos entre ela e seu filho.
Aulas regulares de um instrumento musical como piano, a partir dos 3 anos de idade, ajudam a desenvolver a capacidade de entender o espaço tridimensional.
Alguns médicos e musicistas também defendem que crianças que recebem estímulos musicais adequados aprendem a escrever mais facilmente e têm maior equilíbrio emocional.
Apesar do ato de tocar um instrumento ser importante, mesmo se o contato com a música for feito por apreciação, simplesmente ouvindo, os estímulos cerebrais também são bastante intensos.
Para estimular a apreciação musical em crianças, a musicoterapeuta Helena Sabino, explica que pequenas mudanças podem ser de grande valor.
“Ao invés de distrair o bebê com a televisão você pode dar-lhe um tambor, um xilofone ou qualquer outro instrumento musical, incentivando-o a brincar e criar a sua própria música”, comenta.
A terapeuta ainda afirma que não há um estilo específico, ou algum proibido, para as crianças ouvirem, então recomenda que a mãe apresente ao filho suas canções favoritas.
“Esta é uma forma de aumentar o vínculo dele com você.
Cante junto, ouça e habitue-o com os sons”, encerra.


Beijinhos no Coração!!!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

TRABALHANDO LIMITES!!!


Na fase pré-escolar, a
palavra “limite” tem
vários significados, que
vão das potencialidades físicas da
criança e sua atuação no grupo até
a tolerância em relação à frustração
e a aceitação das regras coletivas.
É importante destacar que a noção
de limite só é alcançada por meio
do autoconhecimento e não pelos
parâmetros alheios. O papel do
adulto é dar condições para que a
criança adote uma disciplina própria.
O objetivo de um trabalho envolvendo
o tema, portanto, é abrir caminho para
que os pequenos se sintam seguros,
observando e respeitando o campo
de ação do outro. Em qualquer
situação lúdica, podem ser trabalhados
o conceito de limite. Cabe a você
mediar as relações e as atitudes
das crianças durante as brincadeiras.
Quanto mais vivências você apresentar,
mais elas se fortalecem diante dos
próprios medos e frustrações. Por isso,
ao fim de cada jogo, é interessante fazer
uma avaliação em conjunto com a turma
a respeito dos conflitos surgidos
e dos resultados obtidos e planejar
futuras adaptações.

CONSULTORIA: ROSIMARI USSIFATI, DO COLÉGIO
AUGUSTO LARANJA, EM SÃO PAULO

EDUCAÇÃO INFANTIL
REVISTA NOVA ESCOLA

domingo, 10 de maio de 2009

Feliz Dia das Mães!!!

Quando você achou que eu não estava olhando...

...eu vi você pendurar meu primeiro desenho
na porta da geladeira,
e imediatamente, quis fazer outro desenho.

Quando você achou que eu não estava olhando, eu vi você
alimentando um gato perdido,
e aprendi que é muito bom tratar bem os animais.

Quando você achou que eu não estava olhando,
eu vi lágrimas em seus olhos,
e eu aprendi que, às vezes, coisas nos machucam,
mas que é permitido chorar.

Quando você achou que eu não estava olhando,
eu vi você fazer para mim o meu bolo favorito,
e aprendi que pequenas coisas podem ser
muito especiais na vida das pessoas.

Quando você achou que eu não estava olhando,
eu vi você rezando e eu soube que há um Deus
com quem eu podia sempre conversar e aprendi a confiar neste Deus.

Quando você achou que eu não estava olhando,
eu senti o seu beijo de boa noite.
Senti-me amado e protegido.

Eu vi você fazendo comida
e levando para uma amiga que estava doente.
Eu aprendi que todos nós devemos nos ajudar e cuidar dos outros.

Quando você achou que eu não estava olhando, eu vi você
cuidar da nossa casa e de todos que moram nela,
e eu aprendi que temos que cuidar de tudo que nos foi dado.

Eu aprendi, como uma das maiores lições de vida,
que eu precisava aprender com você
a ser uma pessoa boa e produtiva quando crescesse.

Quando você achou que eu não estava olhando,
eu olhei para você e quis dizer:

"Obrigado por todas as coisas que eu vi quando você
pensou que eu não estava olhando.

Obrigado Mãe!

Mãe!!!

Exemplo de amor...
De carinho...
De dedicação...
De respeito...
De cuidado...

DE VIDA!!!


Uma homenagem à todas as mães...

Beijinhos no Coração!!!

sábado, 2 de maio de 2009

Em Defesa Da Infância!!!



Vamos fazer parte desta rede...


Do dia 18 e 25, devemos postar materiais de alerta, auxílio aos pais informações que divulguem esta campanha e orientem as famílias como proteger seus filhos.


Peço por favor, que vocês copiem imagem, textos, link's, tudo o que vocês encontrarem sobre este tema, e publiquem no site, blog, perfil do orkut, onde vocês puderem.
Esta é uma iniciativa do blog"Diga não à erotização infantil" e da comunidade do orkut: "Diga não á pedofilia"



http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2009/04/20/segunda-blogagem-coletiva-em-defesa-da-infancia-2009/

O Blog Diga Não À Erotização Infantil convida todos os blogs e sites amigos da criança a participarem da segunda blogagem coletiva “Em Defesa da Infância”, dias 18 e 25 de maio de 2009.Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi instituído pela Lei 9.970.


A idéia surgiu em 1998 quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país.


Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.Foi escolhido o 18 de maio em homenagem à menina Araceli. Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.


Dia 25 de maio é o Dia Internacional Das Crianças Desaparecidas.A data refere-se ao dia do rapto do menino americano Etan Patz, em 1979. Etan tinha seis anos e jamais foi encontrado. Em 1983, os EUA reconheceram a data. Na Europa a data foi introduzida pela ONG Child Focus, após o caso Marc Dutroux, belga que raptou, estuprou e matou seis meninas. No Brasil o símbolo maior da luta pelas crianças desaparecidas é Arlete Caramês, mãe de Guilherme, desaparecido desde 17 de junho de 1991.


COMO PARTICIPAR DA BLOGAGEM
COLETIVA E DE NOSSO MOVIMENTO


No dia 18 de maio próximo poste em seu blog textos sobre exploração sexual, abuso sexual, pedofilia e perigos na internet para crianças. Não teremos um texto padrão. Você pode pesquisar em nosso blog ou sites de notícias e escolher o texto que mais lhe agradar para postar em seu site. O importante é repassar as informações, alertar, protestar!
Informar às pessoas de como elas podem reconhecer que uma criança está sendo abusada, como e onde denunciar, alertar pais e crianças sobre os perigos da Internet, exigir o fim da impunidade e que todo crime contra crianças seja considerado hediondo.No dia 25 de maio, pedimos ajuda mais uma vez para divulgação de nosso Movimento Pela Criação do Alerta Amber no Brasil.


O Alerta Amber é um alerta nacional de crianças desaparecidas dos EUA.
Queremos que um alerta semelhante seja implementado em nosso país. Em cerca de 75% dos raptos, a criança é morta nas primeiras horas por seus seqüestradores e cerca de 10 a 15% das crianças desaparcidas podem jamais ser encontradas. A criação de um cadastro e alerta efetivo de crianças raptadas poderia mudar esse contexto, salvando vidas, quando a notícia do desaparecimento da criança fosse alardeada rapidamente, principalmente pelos meios de comunicação.


Recentemente, o Deputado Alfredo Kaefer apresentou, na Câmara dos Deputados, projeto de lei para criação do alerta nacional. Queremos pressionar para que seja rapidamente aprovado e efetivado. Leia aqui mais sobre nosso Movimento e ajude a divulgá-lo.Para a semana de 25 de maio, convidamos a uma blogagem coletiva a respeito do drama das crianças desaparecidas e raptadas que também pode ser pesquisando em nosso blog clicando AQUI. Quem quiser também poderá divulgar a imagem de nosso Movimento ou nosso vídeo de divulgação, em seus blogs ou através do orkut.


Aos blogs que vão participar da Blogagem Coletiva, por favor deixem comentário com endereço de seu site na comunidade DIGA NÃO À EROTIZAÇÃO INFANTIL.


A participação de todos será muito importante nesse Movimento.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Selinhos Novos!!!

Recebi esses selinhos da querida Cíntia do blog Cíntia & Cia Artes...
Visitem o blog dela... É bom demais!!!



Muito Obrigada Cíntia!!! Amei!!!

Regras...

1-Escrever uma lista com 8 características suas.

2-Convidar 8 parceiros(as) de blogs amigos para responder.

3-Comentar no blog de quem nos convidou.

4-Comentar no blog dos nossos(as) convidados(as), para que saibam da “convocação”.

Características...

  1. Sou completamente APAIXONADA pelo meu trabalho...
  2. Sou alegre...
  3. Adoro chocolate...
  4. Minha família é tudo para mim...
  5. Confio em Deus e somente nele...
  6. Sou "movida" a música... rsrsrsrs...
  7. Sou bastante braba...
  8. Amo o frio!!!

Ofereço esses selos aos blogs que me acompanham e que são comprometidos com a educação...

Fiquem à vontade para levá-los...

Beijinhos no Coração...

Bom Final de Semana!!!

 
©2009 Elke di Barros Modificado por Tatyana Martins Silvana Bettio